domingo, 1 de fevereiro de 2009

Conceitos Básicos - Parte I - Luz e Exposição

1. LUZ E EXPOSIÇÃO

A quantidade de luz que atinge um objeto varia conforme a hora do dia, as condições atmosféricas, entre outros fatores.Com a dose certa de luz, você obtém uma imagem geral clara e cada tonalidade da cena é reproduzida tal como seus olhos a vêem.A exposição depende basicamente do nível de luminosidade da cena - a quantidade de luz que passa pela lente e por quanto tempo.Mais especificamente, estão envolvidos na fotografia os seguintes elementos: a velocidade do filme, a abertura, a velocidade do obturador, a combinação da abertura e do tempo de exposição e o fotômetro.


• A velocidade do filme

A normal ISO ( International Standards Organization ) indica a velocidade do filme, ou seja, sua sensibilidade à luz. Quanto maior esse número, mais sensível é o filme. Um filme ISO 1600, por exemplo, necessita de pouca luzpara obter uma exposição correta, enquanto um filme ISO 25 precisa de 6 vezes mais luz.


• A abertura

É o tamanho da abertura do mecanismo de diafragma da lente. Quanto maior a abertura escolhida ( seja pelo fotógrafo, seja por uma câmera automática ), mais luz entrarápara expor o filme num dado intervalo de tempo. Para indicar a abertura, usa-se uma série de números de diafragma ( f/2, f/4 etc. ), marcados num anel na lente. Essas regulagens aparecem numa sequência da maior abertura para a menor. As mais comuns são f/1.4, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16 e f/22. Se você aumentar um ponto de diafragma - por exemplo, de f/8 para f/5.6 - sua abertuda duplicará de tamanho e, portanto, terá o dobro da quantidade de luz. Se reduzir um ponto - por exemplo, de f/16 para f/22 -, diminuirá pela metade a quantidade de luz que vai chegar ao filme no momento da sua exposição.


• O tempo de exposição

A velocidade controla quanto tempo a cortina do obturador da câmera ( ou,em algumas lentes, as palhetas metálicas ) ficará aberta.Você pode escolher a velocidade do obturador ou deixar a câmera, em modo automático, o faça. Quanto mais longo o tempo de exposição ( ou seja, mais baixa a velocidade ), mais luz atingirá o filme, numa dada abertura de diafragma. As velocidades são indicadas em segundos e em frações de segundo no anel de velocidades da câmera ( nas mais avançadas há um setor eletrônico ).As velocidades de exposição mais comuns aparecem ordenadas da mais lenta para a mais rápida: 1 segundo, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000 de segundo.Tal como acontece com o diafragma, mudar a velocidade para um ponto acima ou abaixo dobra a axposição ou a diminui pela metade.


• Combinação abertura/velocidade

Quanto maior a abertura escolhida, menor o tempo de exposição ( maior velocidade ) para expor corretamente o filme. Inversamente, quanto mais tempo a cortina permanecer aberta, menor a abertura necessária. Portanto, há muitas combinações diferentes - porém equivalentes - de abertura e velocidade que resultam na mesma exposição. As lentes com abertura máxima bem ampla são chamadas de 'rápidas', por permitirem maiores velocidades. Por exemplo: uma pequena abertura, como f/16, usada com uma velocidade de 1/2 segundo, vai resultar na mesma exposição obtida com uma abertura maior, como f/11, com um tempo menor - nesse caso, 1/4 de segundo. Esse princípio é conhecido como 'exposição equivalente' ou 'recipocidade'.Se ainda parecer um pouco confuso, pense nesta analogia: você quer encher de água uma jarra de 1 litro. Se usar a mangueira do jardim, levará alguns segundos. Se usar uma mangueira de apagar incêndio, a jarra estará cheia em apenas uma fração de segundo. Se tentar com mangueiras de diâmetro menor, o processo tomará cada vez mais tempo. Qualquer combinação equivalente de tempo e de tamanho da abertura chega ao resultado 'certo' - seja uma jarra cheia de água, seja um fotograma com exposição correta à luz.


•DICA: Com grande abertura e exposição igual, o filme é exposto à mesma quantia de luz. Com grande abertura e alta velocidade, a profundidade de campo é pequena e o movimento é congelado. Com pequena abertura e baixa velocidade, a profundidade aumenta, mas é difícil 'parar' a cena.


• O fotômetro

As câmeras normalmente possuem um fotômetro para indicar a quantidade de luz ideal em qualquer situação. Pense no fotômetro como um minicomputador - em algumas câmeras mais avançadas é o que ele realmente é. O sistema avalia a luminosidade da cena e indica qual a melhor regulagem, se o ajuste que você fez dará uma exposição correta. Em modo automático, a câmera faz sozinha alguns ajustes.
Fonte: Curso de Fotografia National Geographic
Por hoje é isso, obrigado pela visita!


Um comentário: